Ferramenta fundamental para qualquer rotina de um programa de microcomputador. É por essa ferramenta que se pode observar como foi implementada a estratégia de solução elaborada por um programador. O fluxograma representa como o fluxo de informação será processado pelo microprocessador.
Fluxograma Simples
2- Um segundo bloco deve conter as condições iniciais dos bits, registradores e posições de memória que serão utilizados no programa.
3 - Um terceiro bloco faz o processamento da informação, que pode ser a realização de movimentação de informações, operações lógicas e aritméticas e rotação.
4- O quarto bloco determina onde será armazenada a informação processada.
5- E o último bloco deve indicar o fim do programa.
Fluxograma de programa com loop
Um programa com loop deve ter o primeiros três blocos como mostrado no fluxograma de programa simples devendo apenas no segundo bloco determinar um local na qual serão armazenadas as informações que serão processadas, um buffer.
1- O primeiro bloco deve conter o nome do programa associado ao seu objetivo ou função.
2- Um segundo bloco deve conter as condições iniciais dos bits, registradores e posições de memória que serão utilizados no programa. Informações do buffer de memória
3 - Um terceiro bloco faz o processamento da informação, que pode ser a realização de movimentação de informações, operações lógicas e aritméticas e rotação.
4 - O bloco que chamei de teste é um bloco de tomada de decisão. Ele testará uma condição matemática ou lógica definida no bloco anterior. Se a condição for satisfeita, será definido uma caminho de processamento, caso contrário outro caminho será seguido.
5- O quinto bloco processará as informações que não atenderam a condição de teste do bloco anterior.
6-O sexto bloco fará o controle do loop, verificando se todas as informações foram processadas(analisadas).
a) Controle pela posição inicial e quantidade de elementos. Aponta-se a posição de inicio do processamento e o número de elementos. A cada processamento diminui-se a quantidade de elementos. Enquanto a quantidade de elementos for diferente de zero, desvia para o processamento. Quando o número de elementos for zero(0) o programa passa para o próximo bloco.
b) Controle pela posição inicial e final. Aponta-se a posição inicial e compara a cada processamento a posição seguinte do buffer com a posição final. Enquanto o endereço for diferente deve se voltar ao processamento. Quando o endereço do buffer for igual ao endereço final o programa deve ir para o bloco seguinte.
7 - O sétimo bloco determina onde será armazenada a informação processada.
8 - E o último bloco deve indicar o fim do programa.
Ficarei devendo alguns exemplos mas depois faço um post construindo alguns fluxogramas. Espero que gostem. Por favor comentem.
Júlio César Pereira
Julio cesar, este nome tem poder meu camarada! neste caso vc tem o poder de alfabetizar as pessoas intereçada em saber mais sobre programação de micro, coisa que para muita gente falar disso e muito dificil, mas to gostando muito do blog uma metodologia bem simplificada de encinar e eu to nessa quero aprender talves não chego a ser um programador mas estou tentando aprender pelo menos um pouco mais sobre microcontroladores. Parabens pelo blog, ajudar quem precisa não tem preço mas que deus abençoa vc e sua familia.
ReplyDeleteAgradeço pelo comentário. Muito legal que esteja gostando. O jeito agora é eu caprichar nas próximas postagens para manter e melhorar o nível.
Delete